O Município de Ovar requalifica os Paços do Concelho e prepara melhoria de acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida.
A remodelação do Edifício dos Paços do Concelho arranca em 2025 e vai custar cerca de 650 mil euros.
O projeto de arquitetura já foi aprovado e contempla a ligação do edifício dos Paços do Concelho e do edifício compreendido pelas Ruas Teixeira de Queirós e Heliodoro Salgado, em Ovar.
A intervenção inclui a instalação de um elevador que permitirá o acesso a qualquer parte dos dois edifícios e a criação de um acesso direto para a zona do atendimento ao público, a partir da Rua Teixeira de Queirós.
“Acreditamos na igualdade de oportunidades e isso significa que qualquer pessoa tem de poder aceder fisicamente, sem dificuldades, aos serviços municipais”, explica o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva.
A intervenção, acrescenta o autarca, permitirá também “reorganizar fisicamente os espaços onde estão localizadas algumas das unidades orgânicas da autarquia, aumentando a sua eficiência”.
No edifício dos Paços do Concelho, a intervenção abrange a área do Balcão Único de Atendimento, as instalações sanitárias e a acomodação de um elevador.
No espaço compreendido pelas Ruas Teixeira de Queirós e Heliodoro Salgado, o rés-do-chão será reestruturado, permitindo otimizar o espaço útil disponível e a reorganizar serviços.
Será também reestruturado o 1º andar, de forma a permitir acolher serviços municipais.
O projeto contempla também uma sala de reuniões partilhada e a zona de ligação entre os dois edifícios.
A estimativa orçamental para a empreitada é de 650.000€ (seiscentos e cinquenta mil euros), estando previsto o seu arranque, no terreno, em 2025.