As três propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Albergaria-a-Velha foram apresentadas ontem ao público na Biblioteca Municipal. A sessão contou com apresença de Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que relatou a experiência do seu Município neste modelo de democracia de proximidade. O Presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, manifestou a sua satisfação com a adesão da comunidade na primeira edição do Orçamento Participativo. “Existe um grande divórcio entre a população e a política”, referiu o Autarca, salientando que o Orçamento Participativo permitiu aproximar a comunidade à atividade municipal.
Na plataforma “Albergaria Participa”, acessível em op.cm-albergaria.pt, foram submetidas 93 propostas, sendo selecionadas 38 para o processo de votação, após uma análise técnica por parte dos serviços camarários.
Os projetos mais votados foram a criação de um albergue para animais errantes, que inclui canil e gatil, destinado às seis Freguesias do Concelho; o arranjo urbanístico da Avenida de N.ª Sr.ª do Socorro, na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior e o embelezamento do cruzamento da Rua da Cruz com a EN16, em Angeja.