O Município de Oliveira do Bairro já deu as boas vindas à comunidade educativa para novo ano letivo e assume o desafio da integração de migrantes.
Num Agrupamento de Escolas que contempla 12 estabelecimentos de ensino em todo o concelho, o anto arranca com 3.200 alunos e 301 docentes, dos quais cerca de 140 são recém-chegados, distribuídos pelos 12 estabelecimentos de ensino.
As aulas começam esta sexta-feira, dia 13 de setembro, terminando o primeiro semestre a 24 de janeiro do próximo ano.
O segundo semestre começa a 3 de fevereiro de 2025, terminando no mês de junho, em datas diversas para o 1. Ciclo (27 de junho), 2.º e 3.ºs Ciclos (13 de junho) e Ensino Secundário (6 de junho).
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, destaca renovação do parque escolar e a melhoria de condições e a chegada de novas famílias e alunos de várias nacionalidades.
Referiu-se ao “acréscimo de responsabilidades” que vem com o “extraordinário crescimento da população do concelho”, em particular com aqueles que “escolheram as nossas aldeias, vilas e cidade, muitos deles imigrantes, para residir, trabalhar e construir uma nova vida, seguramente mais feliz, com as suas famílias”.
“A sua integração é para todos nós um desafio muito importante, em que a comunidade escolar tem uma intervenção fundamental, tendo em conta a quantidade de crianças e jovens, de vários países, que vamos recebendo e integrando ao longo de todo o ano”, acrescentou o autarca.
Sobre a requalificação da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, o responsável autárquico revelou que a entrega de propostas para o concurso público da empreitada está já na sua fase final, com um preço-base de 5.038.481,43 euros, esperando-se que a obra avance até ao final do ano.