Filipe Neto Brandão, Deputado do Partido Socialista eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar, foi indicado pelo PS para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do BANIF. O deputado socialista já havia integrado a comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.
A comissão em causa avaliará o comportamento do Banco de Portugal no acompanhamento da situação do Banif e "aferirá a adequação e eficácia do atual regime jurídico de supervisão bancária e financeira".
Os deputados que trabalharão nos próximos quatro meses no inquérito ao processo do BANIF, avaliarão ainda as condições que justificaram e conduziram à recapitalização do banco em Janeiro de 2013 com um financiamento público de 1100 milhões de euros.
Os deputados têm ainda como missão "escrutinar as diligências" da administração do banco assim como de todas as entidades "nacionais e comunitárias" no esforço de concretização do plano de reestruturação (que não ocorreu) e viabilização depois desta recapitalização e perceber o impacto financeiro "das respetivas ações e omissões".
Especificamente sobre a ação do atual Governo serão analisados os termos da decisão, incluindo a avaliação dos riscos e alternativas para trabalhadores, depositantes, contribuintes e estabilidade do sistema financeiro.
A Comissão inicia os trabalhos no dia 3 de Fevereiro, com a tomada de posse dos deputados que a constituem. Esta sexta ficou marcada pela audição do Governador do Banco de Portugal a propósito da venda ao Santander.