Moliceiro Vespa Clube homenageia sócio fundador.

Homenagem ao presidente da Assembleia Geral e um dos membros fundadores do Moliceiro Vespa Clube e um passeio com recorde de participantes assinalam a edição deste ano da Rota do Sal.

O passeio do clube vespista decorreu, ontem, em estradas da região.

António Rocha admite que o dia fica na memória pelos mais de 300 vespistas que aderiram ao passeios pela região e pelas atividades propostas.

“Senhor vespa” como é conhecido diz que essa presença humana é decisiva na vida dos clubes.

“Os clubes são as pessoas e as pessoas são os clubes, e, ao contrário do que acontece na estrada, face ao contexto natural da condução das Vespas, na vida não há substituições. As pessoas são únicas; ocupam um lugar e um papel sem igual na dinâmica familiar, social, cultural e desportiva de uma sociedade. E o MVC tem a particularidade de congregar todas estas vertentes”.

O lado humano foi o destaque desta jornada que levou as vespas às praias, ao terminal bacalhoeiro e ao centro da cidade de Ílhavo.

Victor Rocha, presidente do clube, admite que as máquinas são estrelas mas fala em alegria pelo envolvimento humano.

“Porque os clubes (Vespistas) devem promover o crescimento não só dos Vespistas, mas também de Homens. Os valores que recebemos mais tarde ou mais cedo são transmitidos aos outros e à geração seguinte. O coletivo tem o poder de transformar ou reforçar o comportamento individual para uma sã convivência social”.

Participaram no evento 247 vespas de 25 clubes num total de 312 participantes.

A “Rota do Sal” incluiu ação solidária com recolha de artigos escolares para entregar ao Lions Club de Ílhavo.

O passeio saiu de Ílhavo e passou pela Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré e Aveiro.

Presidente da Câmara de Ílhavo e presidente da Junta de Freguesia de São Salvador acompanharam os principais momentos do dia.

Os autarcas ouviram apelos à criação de uma sede e o clube espera conseguir alcançar essa meta em 2025.

Para os próximos meses estão previstas atividades mensais com promessa de desfile de Pais Natal no final do ano.

“A estratégia que nós adotamos é que, como temos 12 meses, cada um estará focado numa determinada ação, querendo internacionalizar o grande evento, que decorrerá, no último domingo de Julho", disse o presidente do clube Vítor Rocha.



 

Imagem: Carlos Figueiredo