O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, visita as obras de intervenção em curso no troço do Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Oliveira do Bairro e Águeda.
Após a sessão de abertura, será feita uma apresentação do Plano de Intervenção no Rio Cértima, seguida de uma visita à reabilitação e valorização ecológica no Rio Cértima-Pateira, mais especificamente na ponte da Rua do Ortigal, no Repolão.
Refira-se que as obras do Rio Cértima, cuja intervenção está a ser efetuada numa extensão total de 9,3 quilómetros, resultam de uma empreitada promovida pelos Municípios de Oliveira do Bairro e de Águeda, com financiamento do Fundo Ambiental.
Trata-se de uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos da zona, da própria lagoa da Pateira de Fermentelos e da paisagem, que atravessa campos agrícolas, nomeadamente com arrozais.
Devido à ocorrência de vários episódios de contaminação da linha de água que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornou-se necessária a realização de um projeto de intervenção.
A visita do Ministro começa às 10 horas no Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque, em Barrô.