A Ministra do Ambiente mostra abertura para manter a Polis Litoral Ria em atividade mas diz que a decisão está nas mãos do Ministro das Finanças.
Maria Graça Carvalho respondia ao deputado Paulo Cavaleiro a propósito dos apelos ao investimento na defesa da orla costeira e na criação de modelo de gestão da ria que aproveite o que de positivo foi dado pela Polis Litoral.
Cavaleiro defendeu o modelo de gestão implementado na Ria de Aveiro através do programa Polis, afirmando ter sido um “caso de sucesso na cogestão”, já que os municípios, em conjunto com a APA [Agência Portuguesa do Ambiente] e ICNF [Instituto de Conservação da Natureza e Florestas] aplicaram “um modelo de gestão eficaz e eficiente”.
Uma recente reunião com o presidente da Câmara de Aveiro vincou a importância de manter esse modelo e a Ministra assegura que agora é importante encontrar fontes de financiamento.
Maria Graça Carvalho revela não ter “nada a opor”, embora referindo a necessidade de, em conjunto com o Ministério das Finanças, encontrar um sistema que viabilize a pretensão (com áudio).
Quanto ao financiamento, referiu o Plano de Ordenamento Sustentável, o Plano de Ordenamento Regional e o Fundo Ambiental.
Paulo Cavaleiro alerta para o problema da erosão costeira no distrito de Aveiro.
O assunto foi levado à Comissão de Ambiente e Energia, dando conta da preocupação sentida pela população e autarcas locais, reafirmada na primeira visita dos deputados do PSD eleitos por Aveiro na presente legislatura (com áudio).
“Reafirmo o que disse muitas vezes em diferentes legislaturas. Seja qual for o governo, vou continuar a intervir e a recordar constantemente que temos que atuar e inovar a nossa abordagem sobre esta matéria. Temos de ir mais longe, fazer diferente, procurando o que de melhor se faz no mundo para fazer face a este tipo de problema” vincou Paulo Cavaleiro numa audição à ministra.
A Ministra deixou garantias de investimento na defesa da orla costeira.
E adiantou valores que poderá ser cativados nesse esforço no litoral aveirense.
Anunciou a aprovação de 2,5 milhões de euros para a defesa da costa na Praia do Furadouro. (com áudio)