Alunos da Universidade de Aveiro dizem que a Democracia é sustentável logo que a vida dos cidadãos também seja sustentável.
Mensagem deixada na jornada de reflexão em torno da Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática.
Presidente da República e Presidente da Assembleia da República passaram pelo evento na Universidade de Aveiro e ouviram os mais jovens dar nota das suas preocupações.
Conseguir um futuro em Portugal é designio fundamental de todos quantos olham para o país, ao fim de 49 anos de Democracia, e que encontram sinais preocupantes de desigualdades.
Em cima da mesa foram apontadas questões como o acesso à habitação e a distribuição de rendimentos (com áudio)
A Universidade de Aveiro numa jornada de reflexão sobre os 50 anos do III congresso da oposição democrática.
Marcelo Rebelo de Sousa deu uma aula sobre o fim do Estado Novo e a revolução.
Realça as marcas liberais de Aveiro que sempre esteve do lado dos movimentos reformistas do país em diferentes contextos históricos.
O Presidente da República admite que o congresso foi momento relevante na afirmação da revolução.
Às novas gerações aconselha envolvimento direto na procura de soluções o que significa entrada na vida política para ajudar a qualificar a democracia (com áudio)
Marcelo deu 17 valores à democracia enquanto ponto de rotura face à ditadura mas uma nota mais baixa atendendo às expetativas criadas e ainda não cumpridas.
O professor foi desafiado a voltar aos seus tempos de comentário para avaliar o Portugal democrático (com áudio)
Este evento visa dinamizar a atividade democrática em Portugal, através de uma efetiva participação cívica, em especial de gerações mais novas, estudantes do ensino secundário, desafiados a fazer uma reflexão sobre os desafios para o futuro, de modo a alcançar uma “sociedade mais inclusiva, participativa e justa”.