Indignação na Juventude Socialista pela votação em Assembleia Municipal da ativação do Conselho Municipal da Juventude.
A Assembleia Municipal de Aveiro decidiu por maioria chumbar essa proposta.
Na assembleia municipal desta sexta foi discutida uma proposta apresentada pelo grupo parlamentar do PS e levada a cabo pela juventude socialista da concelhia que intentava a instalação do Conselho Municipal de Juventude no município de Aveiro.
“É com desprezo que este executivo olha para os jovens ao não lhes conferir o espaço, previsto na lei, que estes têm por direito. A juventude socialista não aceita assistir à recusa desta proposta e à despreocupação das bancadas dos partidos que sustentam este executivo quanto às políticas de Juventude”.
A JS lamenta o desfecho da votação e diz que Aveiro é caso único.
“Observando os restantes concelhos do nosso distrito, reparamos que quase todos possuem Conselho Municipal de juventude, o que nos faz pensar no porquê de Aveiro, capital de distrito, não possuir Conselho Municipal de Juventude e o porquê de votar contra a sua instalação. Desejávamos que os partidos do nosso município tivessem uma maior preocupação com a futura geração que sente necessidade de expressar as suas preocupações e anseios”.
Neto Brandão fez a defesa da proposta e lembrou palavras do presidente da Assembleia, Luís Souto, em defesa de mecanismos que levem os jovem à política (com áudio)
O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude mas para a maioria é possível fazer mais sem formalismos que mascaram a participação.
Joana Lopes (PSD) defendeu essa posição na sessão da Assembleia Municipal (com áudio)
O PS lamenta a reprovação da recomendação, ao Presidente da Câmara, da instalação Conselho Municipal da Juventude.
Fala em “desprezo pelos jovens”, “desrespeito pelo Estado de Direito”, e diz que a Assembleia Municipal corre o risco de ser “formalmente uma não-existência”.
A concelhia do PS veio a público este sábado de manhã para garantir que este será compromisso eleitoral para 2021.
“O Conselho Municipal da Juventude é o primeiro compromisso do Partido Socialista para o seu Programa Autárquico. Os jovens terão o lugar que é deles e que lhes é devido na formulação de resposta a preocupações que serão eles a assumir”.
Debate sobre o CMJ às 2h30