O PSD fala em vitória no concelho de Ílhavo mas o PS prefere falar em empate técnico numa votação renhida com mais 241 votos no total para o PSD
Os números deram liderança aos sociais democratas por curta margem mas os dirigentes do PSD reclamam vitória em contexto nacional nada favorável.
O PSD conseguiu 5494 votos (32,61%) e o PS 5253 (31,18%).
Hugo Coelho, presidente da concelhia de Ílhavo do PSD, deu parabéns ao Partido Socialista pela vitória nacional e reconhece que os resultados do Partido Social Democrata a nível nacional ficaram “aquém do esperado”.
Já no concelho faz uma leitura mais favorável dos números.
“O Partido Social Democrata, contrariando a tendência nacional, venceu no Município de Ílhavo com um resultado manifestamente superior à média do país. Este resultado demonstra a confiança que os nossos munícipes têm na social democracia, no trabalho executado e na seriedade com que o PSD aborda o presente e o futuro”.
Hugo Coelho vai mais longe e analisa os dados à luz das políticas locais (com áudio).
“A ambiência vivida no Município de Ílhavo traduz-se, também, na vitória destas eleições legislativas, sendo um indicador claro de que o caminho que o Município percorre está bem alicerçado na competência de quem o dirige”.
Os dois partidos que discutiam a vitória nas Legislativas assumem que este ato eleitoral é de outro âmbito mas para os socialistas, depois da aproximação europeia, surge a crença de que começa desenhar-se a janela para discutir a vitória nas autárquicas de 2021.
Nuno Quiaios refere que essa dinâmica aos poucos está a instalar-se e a mostrar que é possível discutir as vitórias (com áudio)