Jorge Almeida diz que Moliceiro na lista da Unesco é momento histórico.

Jorge Almeida diz que a inscrição do barco moliceiro e da carpintaria naval na região de Aveiro como Património Cultural Imaterial da Humanidade é levar a tradição da ria de Aveiro para uma “nova dimensão”.

Candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” foi aceite e inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO.

Após a decisão anunciada, ontem, em Nova Deli, durante a 20.ª Sessão do Comité Intergovernamental, o presidente da CIRA diz que sentiu alegria pelo reconhecimento que é prestado aos artesãos do Moliceiro (com áudio).

Jorge Almeida fala em “momento histórico para a Região de Aveiro e para Portugal” pelo “reconhecimento internacional de uma prática cultural profundamente enraizada na nossa paisagem e no nosso quotidiano” (com áudio).

“Este resultado reforça o compromisso de toda a região em garantir que este saber-fazer continua vivo e relevante para as gerações futuras."

O autarca de Águeda acredita que pode estar aberta a porta à entrada de mais jovens na arte da carpintaria naval (com áudio)