Os presidentes das Câmaras Municipais de Ovar e Espinho, Salvador Malheiro e Pinto Moreira, afirmam-se indignados com o anúncio da Infraestruturas de Portugal que apresentou o concurso público da Modernização do troço Valadares/Gaia da Linha do Norte deixando o troço Ovar/Espinho em espera.
Esta apresentação teve lugar na Estação Ferroviária General Torres e contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
“Surpresa” e “indignação” pelo adiamento de uma reivindicação antiga e defendida por “questões de proteção e segurança”.
Os autarcas alegam que as intervenções têm vindo a ser realizadas no sentido sul-norte “saltando” dois territórios para chegar a Gaia e deixando de lado uma área onde circulam em média 190 comboios por dia.
Salvador Malheiro reagiu para lamentar o arrastamento do processo. “Infelizmente a intervenção na ferrovia em territórios de Ovar e de Espinho vai continuar em estudo e projeto até ao último trimestre de 2019. A obra só terá lugar em 2020. Por isso o que aconteceu hoje foi o início da modernização do Troço Gaia-Gaia e não Ovar-Gaia”.