A bancada social democrata na Assembleia Municipal de Ílhavo reclama respostas ao PS sobre a gestão das vacinas da gripe e sobre a recuperação da extensão de saúde da Gafanha da Nazaré onde funcionam duas unidades de saúde familiar.
Da Juventude Social Democrata surgiu a crítica e o apelo a que o PS de Ílhavo possa ajudar a fazer cumprir acordos já com três anos.
André Guimarães levou à Assembleia Municipal os dois temas relacionados com a saúde.
No momento em que os socialistas exigem à autarquia respostas no apoio à gestão da pandemia, o PSD responde com a falta de vacinas e quanto ao atraso na reabilitação de instalações.
A autarquia, recorde-se, tornou-se parceira da campanha promovida pela Associação Nacional das Farmácias para a distribuição de vacinas da gripe nas farmácias do concelho ao público e a sua aplicação.
Mas os números da execução estão abaixo do prometido.
Quanto ao edifício do Centro de Saúde, André Guimarães lembra que havia promessas desde 2017 e que “o defraudar de expectativas por parte do Ministério da Saúde e do Governo Socialista já tem sido prática habitual para com o Município de Ílhavo”.
Lembrou que, em 2017, o Secretário de Estado da Saúde, em visita ao Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré, prometera a requalificação e a eventual ampliação do edifício que alberga hoje as Unidades de Saúde Familiar (USF) Beira Ria e Atlântico Norte, face às deficiências estruturais do edificado.
“Volvidos mais de 3 anos, continua a ser uma promessa por cumprir e uma expectativa por satisfazer, pese embora o estado calamitoso em que o edifício se encontra”.
O discurso terminou com apelo à intervenção do PS para influenciar as decisões (com áudio)