O Partido Socialista diz que a Câmara de Ílhavo não está a cumprir o programa de esterilização de animais no canil municipal anunciado para o início de Julho deste ano. Afirma que até ao momento não houve uma única esterilização.
A Câmara já foi interpelada por Carla Santos, Deputada Municipal do PS, que pediu explicações sobre os motivos que levaram a autarquia a não colocar em prática a medida anunciada.
Fernando Caçoilo esclareceu que as esterilizações não têm sido praticadas porque a Câmara optou por estabelecer um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários para a sua operacionalização, “situação que ainda se encontra pendente”.
O PS lamenta que o programa publicitado não tenha tido início na data anunciada “em prejuízo das expectativas dos munícipes e da urgência de aplicação das esterilizações dos animais”.
Carla Santos refere, ainda, que o recurso a um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, baseado em “cheques-veterinário” entregues ao adotante, “é mais oneroso para o orçamento municipal do que a opção de a autarquia investir em equipamento para praticar as esterilizações de modo próprio”.