Ílhavo: IMI no mínimo em 2025.

Ílhavo assegura redução do IMI para a taxa mínima em 2025.

A decisão sobre o pacote fiscal mereceu debate alargado na reunião desta sexta e acabou com aprovação do movimento independente (Unir para Fazer)pelos partidos (PSD e PS) e  no que toca ao Imposto Municipal Sobre Imóveis.

Há "luz verde" à redução do IMI no momento em que a equipa de João Campolargo se prepara para fazer aprovar o último Plano e Orçamento do mandato.

A taxa de IMI que estava fixada em 0.31, em 2024, depois de uma redução decidida no ano passado, cai agora para o mínimo em final de mandato.

Algo que os partido aceitam no quadro de sustentabilidade em que vive a autarquia e que para os socialistas de Ílhavo há muito era apontado como objetivo (0.3%).

A maioria diz que cumpre com o previsto em programa eleitoral de chegar a 2025 com taxa no mínimo. 

Quanto à fixação da taxa de derrama, a maioria propôs a colocação de um valor simbólico para empresas com volume de negócios até 150 mil euros por não existir enquadramento legal para a isenção total.

Os sociais democratas abstiveram-se admitindo que a prática foi seguida durante anos e a nova maioria não apresentou o regulamento sugerido para enquadrar essas discriminações positivas.

Quanto à participação na taxa de IRS, fixada em 4%, o PS defendia a redução da participação a favor dos Munícipes tendo optado pela abstenção.

O tema segue para aprovação em Assembleia Municipal.