O Ministro da Educação defende um papel de relevo no sistema de ensino e no papel da educação para as comunidades locais.
Mensagem de Fernando Alexandre na iniciativa “Há Conversa sobre a Educação”, este fim de semana, numa organização da candidatura da AD às autárquicas em Ílhavo.
Ação de pré-campanha para autárquicas e que apanhou as Legislativas em plena campanha eleitoral.
O Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Salvador acolheu mais de uma centena de pessoas da comunidade escolar e munícipes em reflexão em torno da importância da educação no desenvolvimento das comunidades.
Fernando Alexandre defende o reforço do papel das escolas como “centros de inclusão, desenvolvimento e preparação para o futuro”.
O Ministro salientou ainda a importância do poder local na implementação e desenvolvimento de estratégias educativas, sublinhando a “necessidade de uma articulação próxima entre as autarquias e os diversos agentes educativos para promover respostas eficazes e ajustadas às realidades de cada território”.
Entre os oradores convidados estiveram também Manuel Assunção, ex-Reitor da Universidade de Aveiro, que abordou o valor do conhecimento e da aprendizagem contínua no mundo contemporâneo; Mariana Pita, empreendedora, que destacou a importância do empreendedorismo e da criatividade como motores da inovação; Ricardo Coimbra, ex-COO da PRIO, que partilhou reflexões sobre Inteligência Emocional ,e Eugénia Pinheiro, Diretora do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, que apresentou uma súmula dos trabalhos realizados no âmbito desta ação.
A moderação do painel esteve a cargo de António Pinho, Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos, que apresentou "visão abrangente" sobre os atuais desafios da educação.
Representantes das direções dos agrupamentos escolares do município, associações de pais, conselhos gerais, estudantes e diversos membros da comunidade educativa seguiram os trabalhos.
A candidatura liderada por Rui Dias à Câmara de Ílhavo assume a educação como “pilar central” da proposta que apresenta ao eleitorado ilhavense.
Para Rui Dias, "a Educação está em primeiro lugar" por acreditar que “só uma comunidade que aposta no conhecimento, na cultura e na formação pode construir um futuro mais justo, inclusivo e preparado”.
A proposta pretende valorizar a fixação de talento, a atração de investimento, a capacitação dos jovens para os desafios de futuro e a inclusão de todos os que hoje já vivem no concelho, vindos de diferentes partes do mundo.
A valorização dos funcionários da autarquia, através da formação e do desenvolvimento contínuo de competências, é também uma prioridade.
O candidato aproveita para lançar um questionário dedicado à recolha de contributos da comunidade.
Candidatura autárquica da AD, com PSD e CDS, disponibiliza mecanismos de participação nas redes sociais e no site da candidatura.