O calendário eleitoral condicionou as opções do município para as festas que celebram o pão tradicional e, em vez de um evento, há dois certames no mesmo fim de semana com padas e folar de Vale de Ílhavo.
Será nos dias 15, 16 e 17 de Março para a Festa do Pão que coincide com a mostra de folares no mercado municipal no dia 16.
O tema mereceu debate político, esta manhã, em reunião de Câmara.
O Partido Socialista avisa que a imagem negativa que ficou da edição de 2023 pela falta de capacidade de resposta pode agravar-se em 2024 dentro de uma semana.
Recorda-se que muitos visitantes queixaram-se de não ter conseguido provar o pão.
Sérgio Lopes diz que Câmara de Ílhavo e Junta de São Salvador sabiam que as eleições e a época de Páscoa tinham data definida no calendário e que ambas deveriam ter evitado sobrecarregar as associações sujeitas à pressão dos visitantes.
O vereador socialista lamenta que a organização não tivesse encontrado datas alternativas e não concorrenciais (com áudio)
João Campolargo explica que o calendário eleitoral veio complicar agenda de eventos já sobrecarregada.
Depois do fim de semana dedicado ao Festival de Robertos e Marionetas e com eleições a 10 de Março, Câmara e Junta decidiram articular-se e pedir o reforço às associações que vão responder à procura de padas e folares.
O autarca de Ílhavo esclarece que preocupante é a crescente redução do número de padeiras.
Quanto aos eventos diz que, transitoriamente, este ano, serão realizados no mesmo fim de semana (com áudio)
Padas e folares no centro do debate político em Ílhavo.
A Festa do Pão de Vale de Ílhavo regressa ao Jardim Henriqueta Maia, de 15 a 17 de março, e a Mostra de Folares realiza-se no dia 16 no mercado municipal.