O Executivo Municipal de Ílhavo deu “luz verde” ao acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a MEO e a Altice Labs com o objetivo de desenvolver, testar, implementar e monitorizar produtos, serviços e soluções inovadoras e de referência no âmbito das cidades inteligentes (smart cities).
A primeira área de trabalho que irá merecer atenção imediata é o desenvolvimento do projeto “turismo inteligente”, com objetivo de desenvolver e implementar um conjunto de processos e tecnologias de informação e comunicação para o aumento da notoriedade da marca “Ílhavo” no que se refere à atração de visitantes e turistas e, em paralelo, melhorar a experiência e a vivência de todos quantos visitam e recorrem a serviços de operadores turísticos com atividade no concelho.
É mais um passo num segmento que já tinha merecido a confirmação do interesse da autarquia.
A MEO/Portugal Telecom, empresa do Grupo Altice, é líder em Portugal e um operador global de telecomunicações, multimédia e conteúdos e assume-se como um parceiro tecnológico de referência no domínio dos municípios e cidades inteligentes pela sua infraestrutura de rede de última geração, conectividade, rede de data centers, plataformas, serviços digitais e soluções desenvolvidas nos mais diversas áreas municipais.
A Altice Labs, sedeada em Aveiro, é a empresa que sucedeu à PT Inovação, sendo o centro de inovação mundial do Grupo Altice. A Altice Labs tem como objeto social garantir o processo de inovação deste grupo empresarial global, o desenvolvimento de produtos e serviços, a prestação de serviços e integração de sistemas na área das tecnologias de informação e comunicação.
“O Município de Ílhavo procura assim aproximar-se ao que de melhor se faz em termos de cidades e municípios inteligentes a nível nacional e internacional”.
O Município de Ílhavo procura, ainda, corporizar o estabelecido no âmbito do Plano Estratégico do Município de Ílhavo que definiu “Ílhavo Inteligente” como uma das principais prioridades a desenvolver nos próximos anos.
A autarquia aderiu também à rede “Cidades Inteligentes” da Associação Nacional de Municípios Portugueses, sendo um dos seus municípios fundadores (com áudio).