A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a adesão do Município de Ílhavo à Associação Nacional das Assembleias Municipais.
A adesão é encarada como “importante passo” na consolidação da democracia em Ílhavo e do fortalecimento do Poder Local no Município.
“Não se trata de dividir. Não se trata de individualizar. Não se trata de percorrer caminhos e objetivos diversos e dispersos. Antes pelo contrário. Trata-se de complementar. Trata-se de congregar esforços. Trata-se de uma relação estreita com o Executivo na promoção e desenvolvimento da Democracia e do Poder Local, com as especificidades e diferenças democráticas que resultam das respetivas funções”, explica a AMI.
Paulo Pinto Santos, presidente da AMI, destaca o quadro político em que as autarquias vivem com a descentralização de competências e o combate à pandemia.
A Associação Nacional das Assembleias Municipais teve a sua origem em 2016, tendo realizado o seu primeiro congresso em 2018, em Mafra, e o segundo em 2020 em Braga, contando, hoje, com quase 190 municípios associados.