Grupo de Acçao Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA) garante três novos projetos terminados até Dezembro.

Foram recentemente aprovadas três candidaturas ao programa do 'GAC-RA' no âmbito do 'Eixo 4 do PROMAR', no âmbito do 'Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca'.

O ‘Circuito Ambiental da Gafanha da Boa Hora’, promovido pela Associação vaguense 'Charcos & Companhia', "criará circuitos visitáveis entra as Praias do Areão e da Vagueira e o Canal de Mira, incluindo passadiços e postos de observação de aves na zona lagunar". As visitas organizadas aos percursos "permitirão divulgar as actividades e produtos da pesca local, nomeadamente a Arte Xávega, interagindo com os seus agentes, e os valores naturais locais com destaque para a avifauna, cativando a população do Concelho e regiões limítrofes, com particular destaque para a população escolar. As atividades serão complementadas com exposições periódicas no edifício de apoio à Arte Xávega da Vagueira e distribuição de informação técnica adequada", é referido num comunicado.

No Cais do Puxadouro, em Ovar, o Centro Náutico da Ria de Ovar, promoverá a cultura náutica através de um conjunto de acções denominado ‘Navegar É Preciso’. No plano imaterial, serão organizados seminários dedicados aos temas: Embarcações tradicionais e de recreio da Ria, carpintaria naval, zoologia, botânica e geologia lagunares. Na área expositiva da sede da Associação "serão melhorados os espaços e os conteúdos expositivos incluindo equipamentos de comunicação. Será ainda desenvolvido um sítio na internet com adaptação para telemóvel e produzidos materiais de divulgação mais tradicionais".

Em Ílhavo, o Clube de Vela da Costa Nova, através do projeto ‘Mais CVCN - Mais Costa Nova’, reabilitará diversos componentes da Marina que gere, "nomeadamente alguns pontões de amarração e as redes de abastecimento de água e electricidade. Na zona de parqueamento das embarcações de vela ligeira das escolas de vela serão requalificados dois hangares metálicos".

Estes projectos estarão até ao final de Dezembro e concluem a estratégia e a dotação que as entidades parceiras do 'GAC-RA' se propuseram executar para o período 2010-2015. Desde 2010 o 'GAC-RA' tem desenvolvido a sua actividade no apoio ao desenvolvimento sustentável das zonas de pesca, gerindo na região o Eixo 4 do Programa Operacional Pesca 2007-2013 - PROMAR . Nesse âmbito, o 'GAC-RA' lançou dois concursos, em 2010 e 2013, para apresentação de candidaturas, tendo sido recepcionadas um total de 60 propostas. Com uma dotação orçamental de 2.955.844 euros e um investimento total previsto de cerca de 5 milhões de euros, o 'GAC-RA' aprovou 19 candidaturas "com tipologias de intervenção diversas".

Entre os projetos apoiados "destaque para a Campanha Promocional de Produtos da Ria, a criação da Marca Turística da Ria de Aveiro, a Promoção e Proteção da Produção de Enguias, os projetos de apoio à Arte Xávega na Vagueira e Areão ou o projeto turístico e cultural da Ilha dos Puxadoiros ‘Sal do Sol’, associado à preservação do salgado de Aveiro".