O Presidente da Câmara Municipal de Águeda encontra-se na Coreia do Sul, a convite do BIT Global Group, para falar sobre Inovação na Governação em Comunidades Sustentáveis. É a participação na 6ª Cimeira Mundial de Crescimento Verde e Zero Carbono.
Este é um evento apoiado pela Organização das Nações Unidas que reúne autarcas, investigadores, empresários, técnicos governamentais e outras partes interessadas de todo o mundo (mais de um milhar de pessoas envolvidas) para debaterem os constantes avanços das tecnologias e ideias inovadoras, bem como os rumos na área do desenvolvimento de baixo carbono, tecnologia verde, novas energias, bioenergia e mudanças climáticas.
A intervenção de Gil Nadais tem por base os desafios globais no ambiente, economia e sociedade e as ações dirigidas à sociedade civil. "Senti que à Câmara Municipal de Águeda era exigido um papel mais ativo no desenvolvimento sustentável de seu território, reunindo empresas, IC&T e da sociedade civil, a construção dos projetos com uma forte participação pública, integrando os princípios ambientais e heranças culturais", referiu, frisando que "as metodologias adotadas envolveram a população em diferentes momentos, que começou com a Agenda Local 21, que tinha integrado algumas iniciativas emblemáticas".
A intervenção do Presidente da Autarquia refletiu ainda o facto de o Município de Águeda ser reconhecido, nacionalmente, como “exemplo de boas práticas em termos de sustentabilidade, inovação e talentos que produz, mas também pelo contínuo trabalho de inovar e promover uma sociedade mais sustentável e justa, respondendo aos desafios mundiais”.
Águeda é também reconhecida entre os seus pares como um Município de excelência e uma das cidades mais sustentáveis de Portugal, tendo sido escolhida, em 2015, para coordenar o projeto de uma Agência de Sustentabilidade e Competitividade da Região, que envolveu todos os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).