Não se perspectiva o recuo da linha de costa no Concelho de Ílhavo. "A defesa da costa deve ser um desígnio nacional", a afirmação é de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, entrevistado esta quarta-feira na Terra Nova, no programa 'Conversas' (será emitido entre as 19h00 e as 20h00).
No litoral ilhavense, está decidido, a prioridade é "estabilizar a linha de costa". "Este, ou outro Governo qualquer, deve ter a defesa da costa como um desígnio nacional. Já disse isso ao grupo de trabalho que estuda a costa. Felizmente chegaram à conclusão que toda esta restinga, na nossa zona, é para defender. Noutras zonas do país admite-se o recuo mas, aqui não. Aqui, o litoral é para ser defendido. O eco-sistema, que é a Ria de Aveiro, tem de ser defendido porque é um bem incalculável , reforçou.
Fernando Caçoilo abordou, também, as críticas feitas por cidadãos e moradores da Gafanha da Nazaré que acusam a autarquia de não os apoiar na questão do Petcoke movimentado no Porto de Aveiro e a consequente, eventual, má qualidade do ar na Freguesia. Fernando Caçoilo recorda que como morador na Gafanha da Nazaré está atento mas, não é "politiqueiro".
"Se eu fosse um politiqueiro vinha para a Rádio dizer que isto agora é tudo mal feito e alarmava toda a população. Eu não sou politiqueiro. Gosto que as coisas sejam feitas com seriedade e tenho de acreditar no trabalho das instituições que se pronunciam sobre esse assunto", disse.