Os Executivos Municipais de Aveiro e de Ílhavo realizaram, esta sexta-feira, 19 de junho de 2026, uma reunião conjunta de trabalho, dando continuidade às cimeiras estratégicas entre os dois municípios.
A reunião incidiu, sobretudo, sobre temas relacionados com a mobilidade, os transportes e os projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de ambos os concelhos.
Entre os principais assuntos em análise esteve a futura via panorâmica de ligação entre os dois concelhos. Os dois Executivos manifestaram o interesse comum em acelerar este projeto, procedendo à revisão dos traçados existentes, à avaliação das diferentes propostas e à definição de uma solução conjunta que permita avançar para a sua concretização.
Outro dos temas centrais foi a criação de uma via ciclável contínua entre Aveiro e as praias da Barra e da Costa Nova. Considerado um projeto estratégico para a mobilidade sustentável e para o turismo nos dois municípios, este eixo pretende garantir uma ligação segura, cómoda e ambientalmente responsável às zonas balneares, promovendo os modos suaves de deslocação. Para tal, será necessário aprofundar a articulação entre os projetos existentes e proceder à revisão dos respetivos percursos.
A melhoria das ligações de transporte público entre os dois municípios foi igualmente debatida, com o objetivo de encontrar soluções integradas que contribuam para reduzir o tráfego rodoviário entre os dois concelhos.
No domínio da mobilidade fluvial, foi analisada a ligação entre São Jacinto, Aveiro e o Forte da Barra, e a melhoria das condições de acolhimento dos utentes. Foi ainda abordado o tema do potencial da antiga base área de São Jacinto e o projeto de reativação do aeródromo civil.
No imediato serão criadas equipas de trabalho, integrando técnicos de ambas as autarquias, para o desenvolvimento das questões já acordadas.
Esta cimeira estratégica reforça o compromisso de Aveiro e Ílhavo com uma governação colaborativa, assente na autonomia de cada município e na intensificação da cooperação bilateral em áreas fundamentais para a qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento sustentável do território.
A próxima cimeira irá realizar-se em outubro, no Município de Ílhavo.