A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior preside às comemorações do 43º aniversário da Universidade de Aveiro. Esta quinta é dia festivo com a inauguração do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem, às 14h30, prosseguindo às 15h30 com as intervenções do Reitor, presidente da Associação Académica, presidente do Conselho de Curadores e Secretária de Estado.
O evento inclui, ainda, a entrega de prémios escolares aos melhores alunos da UA pelas empresas e entidades patrocinadoras, bem como a entrega do Prémio Literário Aldónio Gomes a Luísa Fonseca, aluna de 20 anos, do 2º ano no curso de Teatro-Interpretação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Conquistou o júri deste prémio, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), com “(Des)Controlo”, texto sobre a suspensão do tempo em quatro personagens.
O Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem pretende ser uma extensão do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA), reunindo sob o mesmo teto todas as áreas científicas deste departamento - Ciências e Tecnologias da Comunicação, Música, Design e Estudos de Arte.
Para além de um auditório com 150 lugares e com uma multiplicidade de valências (bancada telescópica, Black Box, tela de cinema), o edifício possui ainda oficinas de apoio às diversas atividades de ensino e de I&D desenvolvidas nos diversos programas de 1º, 2º e 3º ciclos ministrados pelo DeCA.
Nestas oficinas os alunos, docentes e investigadores podem trabalhar em áreas tão distintas como a impressão 3D, a pintura e serigrafia ou com materiais como a madeira e metais.
À noite, pelas 21h30, a Sé de Aveiro recebe o Concerto de Natal e do 43º Aniversário. Sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, a soprano Isabel Alcobia, a mezzo-soprano Susana Teixeira, a contralto Ema Viana, o tenor André Lacerda, o barítono Tiago Matos, a organista Rute Martins e a harpista Eleonor Magalhães, interpretam a Oratória de Natal, Op.12 de Camille Saint-Saëns e Vesperae Solennes de Confessore, K. 339 de Wolfgang A. Mozart.