A CDU reclama a presença de uma ambulância em permanência na praia de São Jacinto..
Mensagem deixada, este fim de semana, numa sessão sobre saúde em que participaram Miguel Viegas e Cláudia Pereira, candidatos da CDU às próximas eleições legislativas e António Nabais, eleito na Assembleia de Freguesia de São Jacinto e membro da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro.
A coligação lamenta que a ambulância dos bombeiros que estava sediada nesta freguesia, em permanência, “atualmente apenas permaneça nos dias de semana até às 19h”.
“A CDU defende no seu programa o reforço dos meios materiais e humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por forma a que, no final da legislatura, não haja um único utente sem médico de família. Defende igualmente o maior envolvimento das comissões de utentes na planificação e gestão do SNS”.
Relembra que a rede de cuidados primários apresenta “enormes carências” em Aveiro designadamente nas freguesias rurais, como é o caso de Fátima e Requeixo onde o posto de atendimento chegou a encerrar por falta de médico.
Em São Jacinto, a CDU diz que foi a luta da população e da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro que impediu o encerramento do posto médico que esteve por um fio.
“Sendo compreensível que não haja um serviço de atendimento permanente, a verdade é que o piquete dos bombeiros e a ambulância que funcionavam 24 horas dava alguma segurança à população, e também à praia incluindo o parque de campismo, frequentado por milhares de veraneantes. Neste sentido, é incompreensível que não tenha havido um acordo visando manter este serviço de primeira necessidade. Hoje a ambulância apenas assegura o serviço nos dias de semana até às 19h. Mais um exemplo eloquente das prioridades do governo e da autarquia”.