Miguel Viegas, candidato da CDU às próximas eleições legislativas, reuniu ontem com a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro a propósito do encerramento das extensões de Saúde de Fátima e Requeixo em Aveiro.
Apesar do compromisso anunciado pelo ACES do Baixo Vouga em garantir a sua reabertura em Julho, com outro médico, a CDU não compreende como não foi possível antecipar a aposentação do médico, deixando as populações sem acesso à consulta.
De acordo com a Comissão de Utentes, “há muito que se sabia que o médico que prestava serviço naquelas duas unidades de saúde se ia reformar”.
“É portanto inadmissível que se tenha chegado a esta situação, que não é inédita”.
Este não é caso único. A extensão de São Jacinto chegou a passar pelos mesmos problemas.
O anúncio da deslocação de um médico de Eixo para garantir o funcionamento dos postos de atendimento de Fátima e de Requeixo é considerado pela CDU como “positivo” mas Miguel Viegas diz que é necessário acompanhar esta questão.
“O reforço do quadro de médicos ao nível da rede de cuidados primários continua a ser uma prioridade para o concelho de Aveiro onde existe uma extensa área rural com uma população envelhecida que não pode ser abandonada com o encerramento de serviços públicos essenciais”.