Uma delegação da Candidatura Presidencial de Edgar Silva, composta por Filipe Guerra, Manuel Reis e pelos mandatários concelhio e distrital de Aveiro, Cláudia Ferreira e Francisco Gonçalves, respectivamente, visitou o Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA). "Foi possível inventariar um conjunto de constrangimentos e problemas", pode ler-se num comunicado.
"A sobrelotação do EPA, cuja lotação é de 88 reclusos, nos dias de semana, o número sobe para 130 ou 140, crescendo ainda mais ao fim-de-semana, 160 a 175. Apesar da transferência de alguns reclusos para outros estabelecimentos e das intervenções internas para garantir o alojamento da população prisional existente, há um factor de pressão, nada aconselhável em estabelecimentos deste tipo", é referido. A falta de recursos humanos no corpo de guardas prisionais "pode potenciar debilidades na capacidade de intervenção".
A existência de um parque automóvel "obsoleto" de carrinhas-celulares, "cria muitos problemas ao nível da mobilidade, uma vez que são muitas as solicitações de deslocação às quais é necessário dar resposta".