A distrital de Aveiro do Partido Socialista esclarece que não há apoio do PS à candidatura de Ribau Esteves à CCDRC.
Em nota divulgada esta semana, a estrutura socialista fala sobre o anunciado apoio de José Luís Carneiro.
Hugo Oliveira que já tinha desmentido o apoio, explica que à data das declarações públicas de Ribau Esteves, em que este afirmava dispor do apoio do Partido Socialista, “não existia qualquer acordo entre o PS e o PSD relativamente às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional”.
Revela que esse acordo apenas viria a ser estabelecido posteriormente, já depois dessas declarações, “o que é suficiente para demonstrar a total falta de fundamento das referidas afirmações”.
Sobre o acordo, relembra que não é nominal mas um entendimento tácito sobre o modelo de escolha.
“O referido entendimento limita-se à definição do partido responsável pela indicação do candidato a presidente e dos candidatos a vice-presidentes em cada uma das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em função da respetiva correlação de forças no colégio eleitoral. Este modelo corresponde, aliás, à prática seguida em processos anteriores, quer no âmbito das CCDR, quer mais recentemente no caso da Associação Nacional de Municípios Portugueses”.
Hugo Oliveira explica que no caso concreto da Região Centro, sendo o PSD o partido com maior representação no colégio eleitoral, caberá a esse partido a indicação do candidato a presidente da CCDRC.
“A candidatura de Ribau Esteves será, por isso, uma candidatura exclusiva do PSD e contará apenas com o apoio do seu líder, Luís Montenegro. O Partido Socialista não dá, nem deu em momento algum, qualquer aval ou apoio à candidatura de Ribau Esteves. Essa posição é inequívoca e claramente assumida pelo PS. Importa ainda sublinhar que o Partido Socialista não se revê politicamente no perfil, no percurso ou na atuação de Ribau Esteves, razão pela qual nunca poderia conferir-lhe confiança política para o exercício de qualquer cargo desta natureza”.