A Câmara Municipal de Ovar aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, uma recomendação ao Governo para a “eliminação/redução de portagens na A29”, reivindicando, ainda, a construção da variante à EN109 entre Arada e Maceda.
A recomendação sublinha que Ovar "é um território fortemente industrializado” e com atividades económicas que geram "um elevado fluxo diário de pessoas” em automóvel, em particular na A29. É “manifestamente injusto e desproporcional, inclusive numa ótica de desenvolvimento territorial harmonioso, solidário e sustentável, que o troço da A29 no Concelho esteja sujeito a custos dos mais elevados por quilómetro".
Da mesma forma, é visto como “urgente” a “premente” a reposição da variante à A29 entre Arada e Maceda.
O executivo aprovou hoje na reunião de Câmara Municipal, uma 'Recomendação ao Governo' no sentido de proceder à eliminação das portagens na A29 e na A25, localizadas entre Esmoriz e Aveiro ou, "se assim não se entender, proceder, de imediato e transitoriamente, à redução, nunca em valor inferior a 40%, do valor das taxas cobradas nos pórticos da A29 e da A25 localizados entre Esmoriz e Aveiro, colocando o custo por km na média do valor das portagens entre Esmoriz e as restantes localidades, situadas a norte".
A Recomendação hoje aprovada e que será enviada para o Governo, através do Ministério do Planeamento e Infraestruturas, com conhecimento à Assembleia Municipal de Ovar, à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e à Assembleia da República, "teve por base um conjunto de pressupostos, entre os quais, a localização geográfica, as acessibilidades, as várias atividades económicas e a componente fortemente industrial do território vareiro, que determinam que um grande fluxo de circulação no nosso território, como veículo de entrada e saída, e que maioritariamente é efetuado através do uso do automóvel".
"De sublinhar que, a principal porta de entrada no Concelho, a partir da A29, para quem circula do norte e do nordeste e leste, é efetuada através do troço que liga Santa Maria da Feira a Ovar, através do designado 'Restabelecimento 25', até à EN109, na Freguesia de Maceda, situação agravada desde o encerramento da variante entre Arada e Maceda – que possibilitava o acesso direto à Zona Industrial de Ovar –, que jamais foi reposta e concretizada, pese embora tenha sido assumida pelo Governo como contrapartida à introdução de portagens na A29", adianta a Câmara em comunicado que fez chegar à Redacção Terra Nova.
"De uma análise comparada ao custo das taxas aplicadas em trajetos realizados na totalidade em autoestrada, foi possível aferir que o custo suportado pelos utilizadores da A29 e da A25, neste caso, para a deslocação de Esmoriz a Aveiro, é de € 3,50, o que corresponde ao custo de € 0,073 por km, enquanto o custo, por exemplo, de Esmoriz ao Porto é de € 0,017 por km e entre Esmoriz e Penafiel é de € 0,024 por km, concluindo-se que é manifestamente injusto e desproporcional, inclusive numa ótica de desenvolvimento territorial harmonioso, solidário e sustentável, que o troço da A29 situado no território vareiro apresente dos custos mais elevados por quilómetro, assim como que os encargos associados à deslocação até Aveiro, pela A29 e a A25, são excessivos e incomportáveis, penalizando fortemente a população de Ovar e os utentes da via que atravessam e utilizam o seu território. Não olvidando o facto de que não existem alternativas à circulação automóvel célere e segura de pessoas e bens, incluindo uma rede de transportes públicos que assegure, com eficiência e qualidade, a ligação de Ovar aos concelhos vizinhos, ao Porto e a Aveiro".