Câmara de Ílhavo e empresa Águas da Região de Aveiro acordaram o adiamento de uma obra que implicava o corte do abastecimento de água na Gafanha da Nazaré na próxima terça-feira.
A ADRA sinalizava esse corte entre as 9h e as 18h, em vários arruamentos do lugar da Chave, o que acabou por provocar algum alarme social atendendo ao momento crítico que o país vive com a gestão da pandemia.
As últimas 24 horas ficaram marcadas pela indignação dos cidadãos que agora respiram de alívio perante o potencial incómodo.
Depois de negociação entre autarquia e empresa foi alcançado um acordo que permite o adiamento da obra.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo assume ter alertado a entidade responsável pela intervenção sobre a "inoportunidade da intervenção e para os impactos negativos, já que iria privar um número muito elevado de agregados familiares do abastecimento de água necessário para a higiéne pessoal e para a alimentação, precisamente numa altura em que é aconselhável que a população permaneça em casa e quando se inicia a semana de encerramento de todos os estabelecimentos de ensino".
No mesmo local decorre uma empreitada de qualificação urbana que entra na fase final e na qual estava enquadrada a intervenção na rede.
Investimento de cerca de 100 mil euros na Rua Comendador Egas Salgueiro, na Gafanha da Nazaré, numa empreitada de dois meses mas já com derrapagem nos trabalhos.