A Câmara Municipal de Águeda desenvolveu uma AEC (Atividade de Enriquecimento Curricular), com base no projeto Emoaction – Emoção em Ação, em parceria com a Psientífica, que está a ser implementada desde 2016 nas escolas do Município de Águeda e que procura responder às preocupações dos agrupamentos de escolas do concelho, no que respeita a questões comportamentais dos alunos.
“Entendemos que a educação não formal tem um peso muito relevante na construção do indivíduo como um todo, pelo que apostamos neste tipo de intervenções diferenciadoras, implementadas com cuidado e zelo profissionais, e que podem constituir pontos de viragem na atitude das crianças e jovens e ser um sério contributo para a melhoria do seu desempenho académico”, defendeu Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda.
O Emoaction é, assim, um programa de intervenção comunitária que se traduz no desenvolvimento de competências socio-emocionais em crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário, com base nos 5 pilares de inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrolo, motivação, empatia e competências sociais) e que são desenvolvidas com recurso a metodologias de educação não-formal (jogos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento e mindfulness, bem como meditação ou outras).
Após duas candidaturas à Portugal Inovação Social para os anos letivos 2020/2021 e 2022/2023, ambas aprovadas, foi possível alargar e melhorar o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto educativo, de onde resultaram, até ao momento, dois manuais de intervenção (1.º CEB, e 2.º e 3.º CEB) e cinco vídeos pedagógicos (“João Emoção, à procura das emoções”).
Até fevereiro do próximo ano, serão ainda produzidos mais dois manuais, um para uma intervenção no Ensino Pré-escolar e outro para o Ensino Secundário, bem como conteúdos digitais.
De referir que, no ano letivo 21/22, desde o pré-escolar até ao 3.º Ciclo, o projeto desenvolvido pelo Município e dinamizado em parceria com a Psientífica envolveu um total de 90 turmas e 1.547 crianças.
Em breve, serão iniciadas as sessões de desenvolvimento de competências emocionais no Ensino Secundário e a produção de conteúdos digitais, estando ainda prevista a realização de um evento final de divulgação de resultados da iniciativa.
Até ao momento, e tendo em conta quer a adesão dos alunos quer as reações resultantes, esta é uma ferramenta de atuação que tem surtido um efeito muito positivo, com docentes, diretores de turma e comunidade escolar a demonstrarem a sua satisfação. “As crianças gostaram muito; reagiram muito bem às sessões”, dizia um dos professores do Jardim de Infância de Águeda, que após observar a intervenção pedagógica, replicou as técnicas usadas.
“Emoção em ação é top, gostei muito das aulas, aprendi a ter calma e a tornar-me uma pessoa melhor”, disse um aluno da Escola Professor António Graça, numa declaração que evidencia como este projeto pode influenciar positivamente o comportamento das crianças.