O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Educação sobre a situação dos alunos do ensino articulado que em Aveiro reclamam a inscrição na Escola Mário Sacramento.
A decisão da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares aponta para a escola João Afonso mas os pais reclamam igualdade com os que conseguiram entrada na Mário Sacramento, disponível para abrir uma segunda turma.
De acordo com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos em causa, a situação decorre de erros sucessivos no portal das matrículas, que os colocou, e ainda coloca, em situação de “sem vaga ou a aguardar colocação”.
“Não se observa ainda o cumprimento das normas de inscrição preferencial a matrícula de irmãos no mesmo estabelecimento de ensino e a proximidade da residência à escola refere o BE que pressiona a resolução do problema.
Espera que seja autorizada a abertura da segunda turma para estes alunos.
O BE questiona o Ministério da Educação sobre a situação, se tem conhecimento de decisão unilateral da DGEST e se tenciona analisar a situação deste grupo de 20 alunos e autorizar a criação da segunda turma na Mário Sacramento.