Aveiro: Ribau Esteves reconhece pressão do AL sobre mercado de habitação.

Pela primeira vez, o Presidente da Câmara de Aveiro admite que a pressão turística sobre o alojamento local dificulta as respostas no setor da habitação.

Ribau Esteves falava, esta semana, na Assembleia Municipal, no debate sobre o relatório do ordenamento do território para explicar que a construção de novos hotéis poderá ter efeito positivo no turismo e na habitação.

O autarca que tem sido desafiado a limitar a emissão de novas licenças, considera que o alargamento da oferta hoteleira pode ajudar a libertar camas para o mercado de arrendamento (com áudio)

A sessão extraordinária desta semana abordou o Plano Municipal de Habitação, com críticas da oposição à forma como a autarquia se posicionou.

Ribau Esteves fez aprovar a estratégia apenas nos últimos meses de mandato.

O PCP realça a necessidade de uma abordagem mais objetiva nas questões da habitação que não deixe a resposta exclusivamente do mercado.

Nuno Teixeira entende que há espaço para maior presença das políticas públicas (com áudio)

Da bancada do PS ouviu-se a voz de Pedro Pires da Rosa a sugerir que teria sido mais coerente Ribau Esteves terminar o mandato sem estratégia local de habitação depois de inúmeros avisos para que a autarquia integrasse o pelotão de autarquias que iriam aproveitar fundos públicos para construir (com áudio)