Aveiro: Novo arruamento junto à Gres Panaria custa um milhão de euros.

Aveiro vai investir um milhão de euros na abertura de um arruamento que assegura a ligação da Rua das Oliveiras à Rotunda da Boavista na Área de Atividades Económicas de Aveiro Norte (Taboeira/Esgueira).

Foi aberto concurso público para a empreitada de 180 dias.

A intervenção é considerada de "elevada importância", uma vez que este novo arruamento irá constituir uma alternativa à Rua João Francisco Casal, com o objetivo de facilitar o acesso ao nó do Estádio Municipal de Aveiro e às autoestradas A25 e A17.

A obra contempla a abertura do novo arruamento e a respetiva infraestruturação, incluindo drenagem, construção de muros, infraestruturas elétricas gerais, iluminação pública, telecomunicações e pavimentação.

Na mesma reunião, foi ainda deliberado aprovar o contrato-promessa de permuta de parcelas de terreno entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa Gres Panaria Portugal, S.A., uma vez que a execução do novo arruamento implica a utilização de parcelas privadas pertencentes à referida empresa, com uma área total de 1.382,40 m2.

O contrato estabelece a permuta de terrenos entre as duas partes, viabilizando a criação do novo arruamento e a reorganização dos circuitos logísticos internos e operacionais da unidade fabril da Gres Panaria Portugal, que vai passar a ter a sua nova portaria de movimento de viaturas pesadas de matérias primas e produto acabado por este novo arruamento, reduzindo a carga de tráfego sobre a Rua da Boavista.

Os documentos agora aprovados seguem para apreciação da Assembleia Municipal de Aveiro.