O presidente da Câmara de Aveiro demarca-se do obelisco que inclui os nomes de atuais e antigos autarcas de Aveiro, colocado no cemitério Sul, para assinalar o centenário daquela estrutura.
Iniciativa da Junta da Gloria e Vera Cruz que motivou críticas de partidos, sociedade civil e que teve em figuras como o antigo presidente de Câmara, Alberto Souto uma das vozes do incómodo.
“Agradeço muito à Junta de Freguesia terem-me imortalizado num obelisco no cemitério. Que era fantasma já se sabia. Agora com lugar cativo no cemitério é que ainda não. A coisa é um bocadinho estranha, para não dizer totalmente deselegante”, disse o antigo autarca socialista.
O autarca de Junta, Fernando Marques, assumiu que a ideia passava por homenagear os presidentes de Câmara que atravessaram o centenário do cemitério.
Rita Batista, do BE, aproveitou a Assembleia Municipal de Novembro para saber se o atual autarca tinha “patrocinado” a iniciava e questionou Ribau Esteves sobre a sua intervenção no dia 1 de Novembro (com áudio)
Ribau Esteves diz que agradeceu o gesto mas não foi chamado a dar autorização nem tinha que o fazer. O atual autarca de Aveiro diz que não há fantasmas nesta questão (com áudio)