Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 evoca os 50 anos de Abril.
Programa especial com início na manhã de terça-feira, dia 23 de abril e que se prolonga até ao final do dia 25 de abril.
No dia 23 de abril, terça-feira, a partir das 07h30, a Avenida 25 de Abril (na imagem) estará fechada ao trânsito, para realização da atividade ECO GO DAY (Celebração do Dia do Planeta), uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Mário Sacramento e o Agrupamento de Escolas José Estêvão, as Associações de Pais, Encarregados de Educação e do Projeto EcoEscolas da Escola Secundária Mário Sacramento e da Escola Secundária José Estêvão.
Pretende-se, com esta atividade que os alunos da Mário Sacramento e da José Estêvão cheguem à Escola por um meio alternativo ao veículo automóvel.
Celebra-se o dia mundial do Planeta Terra (22 de abril).
No dia 24 de abril, quarta-feira, será inaugurada, às 18h00 no Museu de Aveiro / Santa Joana, a Exposição anual da Fundação de Serralves “O Exercício da Liberdade” com obras da Coleção Serralves e da Coleção do Município de Aveiro.
Exposição inédita em torno da liberdade enquanto força motriz da prática artística com peças nas mais variadas áreas e disciplinas, como pintura, escultura, vídeo e instalação de artistas portugueses e internacionais, desde as vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.
De 24 a 27 de abril, a Praça Dr. Joaquim Melo Freitas vai receber a atividade “Mercado das Madrugadas” de Patrícia Portela, sempre das 20h00 às 23h00.
Trata-se de uma estreia e consiste num mercado-performance-manif no espaço público, onde se conta a experiência e a história dos primeiros 50 anos da revolução e se apresentam propostas para as revoluções futuras dos próximos 50 anos.
No dia 25 de abril, quinta-feira, às 18h, há sessão solene no edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
A programação do 2.º trimestre de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 é dedicada à temática da Cultura & Democracia.
A 9 de maio com Fado Alexandrino, do Teatro Nacional São João (com coprodução do Teatro Aveirenses).
Trata-se de uma peça de teatro a partir de um texto de António Lobo Antunes, considerado pela crítica como “o grande romance sobre o 25 de Abril”;
No dia 19 de maio “Made In Aveiro Cantar Zeca Afonso” é um espetáculo pluridisciplinar com a participação de Escolas do Concelho de Aveiro, numa encomenda da CMA / Aveiro 2024 ao Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, que através de imagens da revolução e da música de José Afonso faz uma viagem por momentos marcantes que levaram ao acontecimento histórico da madrugada do dia 25 de abril de 1974.
No dia 25 de maio “Quis saber quem sou”, do Teatro Nacional Dona Maria II, apresenta jovens atores, cantores e instrumentistas, entre os 16 e os 25 anos, num espetáculo que revisita canções da revolução.
A 29 de maio realiza-se a conferência “Cultura e Democracia”; a 18 de junho há Ciclo de Cinema Temático, composto por quatro curtas metragens e a 29 de junho espetáculo “Zeca Afonso, Cantor e Poeta – Viagem Literária” , em estreia, num projeto que evoca o legado de José Afonso com artistas nacionais e locais, como Rita Redshoes, Catarina Moura, Banda Amizade, Rui Oliveira, entre outros.