Nomes de peso no universo socialista estiveram ao lado do presidente da distrital do PS na apresentação da recandidatura e é no grupo parlamentar e nos autarcas que Jorge Sequeira garante os apoios mediáticos.
Cláudia Cruz Santos, Filipe Neto Brandão e Porfírio Silva deram esse sinal ao lado de figuras como Alberto Souto Miranda e Afonso Candal.
Mais de uma centena de militantes, simpatizantes e amigos marcaram presença no evento de lançamento da recandidatura e, mesmo sem ataques diretos, ouviram-se recados para dentro do universo socialista.
O atual presidente da Federação Distrital e recandidato, Jorge Vultos Sequeira, defendeu a renovação de compromisso com os militantes para manter a “saúde interna” do PS.
“Candidato-me também, urge dizê-lo, para garantir a saúde da democracia interna da nossa estrutura, reafirmando, categoricamente, que no PS não há vitórias antecipadas, pois cada homem e cada mulher vale um voto e ninguém controla a livre escolha dos militantes”, sublinhou.
Assume como desígnio a consolidação de “bases organizativas” e de “funcionamento interno do PS”, que “impeçam o surgimento de cortinas de ferro em torno de grupos de militantes e que impeçam a tentação do seu controlo por quem quer que seja”.
Jorge Vultos Sequeira voltou a defender a “urgência” do encontro com a juventude e a preparação das próximas eleições autárquicas.
“Em articulação com as concelhias, escolheremos as melhores e os melhores candidatos para o próximo ciclo autárquico”.
O presidente candidato diz que assume “o que foi feito e o que não foi feito nos últimos mandatos” deixando claro que trabalhou com “boa-fé, confiança, com delegação, espírito de equipa e com lealdade ao partido e a todos os militantes, garantido o equilíbrio e a coesão da organização”.
Paula Urbano Antunes, presidente da concelhia de Aveiro, justificou o apoio “pela credibilidade e pela afirmação” do partido, “sem amarras a interesses individuais”, “sem subserviência a donos de votos”.
O mandatário jovem da candidatura, João Figueiredo, defende a visão “prática” do autarca e a abertura aos jovens.
“Jorge Sequeira tem demonstrado uma visão inclusiva e compromisso em abrir portas para a juventude, fundamental para a renovação do partido e para responder às necessidades da sociedade inteira”.
Já a mandatária para as mulheres, igualdade e direitos, Júlia Melo, de Águeda, destaca a “experiência e o percurso” de Sequeira e a defesa da agenda para a igualdade.
O mandatário da candidatura, Filipe Neto Brandão, deputado à Assembleia da República, defendeu uma cada vez maior abertura à sociedade civil.
“Estamos perto, muito perto, junto às paredes da nossa sede distrital, mas significativamente estamos já do lado de fora dessas paredes. Um partido projetado, pois, para além das paredes da sua sede. Como queremos que o PS sempre esteja, como todos sabemos que o Jorge Sequeira quer que o partido venha a estar todos os dias”.
O Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista, João Costa, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, o Presidente do Gabinete de Estudos da Federação, Jesus Vidinha, os presidentes das concelhias de São João da Madeira (Leonardo Martins), Oliveira de Azeméis (Bruno Aragão), Mealhada (Joana Sá Pereira) e Albergaria-a-Velha (Firmino Ruas Mendes) estiveram na sessão de apresentação em sinal de apoio.