O Bloco de Esquerda manifesta preocupação com a interrupção do transporte fluvial de São Jacinto e exige alternativas.
Tomada de posição do Partido no rescaldo da interrupção desta semana a propósito do afundamento da estrutura flutuante que funciona como cais e ponto de carregamento.
Os Bloquistas afirmam “preocupação” e declaram “solidariedade com as populações afetadas por estes constrangimentos”.Para o BE, as medidas de mitigação da autarquia são “inadequadas e insuficientes”.
“Não é viável que as populações de São Jacinto tenham como única alternativa um autocarro que não garanta os mínimos de conforto ou de segurança, devido à sobrelotação, para assegurar as suas necessidades de mobilidade durante estas interrupções”, refere a concelhia de Aveiro.O Partido pede uma “revisão estrutural do transporte fluvial” no município no sentido de o capacitar e adequar às reais necessidades das populações.
“Para além do aumento de carreiras, isto implica a implementação de uma lancha direta entre São Jacinto e Aveiro, junto da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro”.
A estrutura Bloquista relembra que em 2021, em plena pré-campanha eleitoral, o executivo camarário inaugurou uma requalificação da lancha "Dunas de São Jacinto", precisamente com esse fim.