O Bloco de Esquerda considera que um eventual acordo entre a Câmara de Aveiro e o Governo para os terrenos da antiga lota faz de PS e PSD “companheiros na especulação imobiliária”.
A concelhia de Aveiro reage às notícias sobre acordo iminente para a transferência da tutela dos terrenos e diz que esse acordo de princípio deve merecer debate antes das eleições legislativas para esclarecer se os partidos “querem alguma medida de política habitacional para o local ou se mantém a intenção de privatização da área”.
O partido tem-se mantido contra a exploração desses terrenos públicos por privados e considera que uma área de investimento de milhões de euros em dinheiros públicos deveria garantir habitação pública e destinada a arrendamento a custos controlados para a classe média.
Pede um “plano de ordenamento territorial compatível com a sensibilidade e sustentabilidade ambiental do local e com os riscos das alterações climáticas” e espera que funcione como mecanismo não de aquecimento do setor imobiliário mas de arrefecimento.