Aveiro deixa sugestões no processo de revisão do PDM de Ílhavo e salienta contributos que resultam da articulação de territórios vizinhos e com interesses comuns em torno do porto de Aveiro.
O Executivo Municipal tomou conhecimento do documento elaborado pela Câmara de Aveiro (CMA) e remetido à Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) pela via da Direção Geral do Território, no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) do Município vizinho, “identificando interesses específicos a salvaguardar na área abrangida pela revisão do Plano”.
O contributo, datado de 21 de julho de 2025 resulta da fase inicial de acompanhamento do procedimento de revisão do PDM de Ílhavo, que prevê a participação de entidades externas com responsabilidades na gestão territorial.
O documento agora partilhado com o Executivo Municipal de Aveiro e com os Cidadãos destaca matérias consideradas prioritárias, dada a proximidade territorial entre os dois municípios e a necessidade de um planeamento articulado.
Entre os pontos estratégicos identificados, destacam-se a área do Porto de Aveiro, incluindo a perspetiva de expansão para São Jacinto; a articulação da quarta fase da Via de Cintura Externa de Ílhavo (Coutada) com a Via Panorâmica de Aveiro (Verdemilho) e a coordenação da abordagem do PDM de Ílhavo nas zonas limítrofes com o Lago do Paraíso, onde está em curso um projeto de reabilitação promovido pela RiaViva e Litoral da Região de Aveiro.
A autarquia liderada por Ribau Esteves explica que pretende contribuir para uma “estratégia de planeamento integrada e articulada, assegurando a proteção ambiental, a defesa do interesse público, a funcionalidade intermunicipal e o desenvolvimento sustentável e equilibrado da região”.
Aveiro reafirma “total disponibilidade” para trabalhar em conjunto com a CMI e demais entidades envolvidas no processo.