Autárquicas: PAN quer jovens a liderar mudança no Município de Aveiro.

O PAN apresenta a candidatura assumindo uma “nova geração de candidatos" para "transformar Aveiro com propostas inovadoras na habitação, sustentabilidade e proteção animal”.

Rita Moreira, de 24 anos, natural da Covilhã, formada em sociologia pela Universidade da Beira Interior, encontrando-se a desenvolver o seu doutoramento em Gerontologia e Geriatria em Aveiro, lidera a lista à Câmara Municipal.

Seguindo os passos do seu avô paterno, que foi presidente da junta de freguesia na sua terra natal, vê a política como “ferramenta essencial” para servir a comunidade e dar voz às causas que considera mais importantes, como os direitos humanos, o equilíbrio entre o sistema económico-social e a natureza, e o apoio às pessoas mais vulneráveis. Acredita que a política deve ser um meio para promover o bem-estar de todos, com especial atenção à inclusão e à sustentabilidade.

Ana Rita acredita que ainda há muitos desafios a enfrentar, como a “melhoria das condições de vida dos cidadãos, incluindo os mais velhos, o reforço da acessibilidade e a promoção de uma maior integração entre a natureza e o ambiente urbano”.

O PAN apresenta João Almeida, de 35 anos, como candidato à Assembleia Municipal.

Cresceu na Serra da Estrela, em Seia, tendo vindo para Aveiro em 2008 estudar Engenharia Electrónica e de Telecomunicações na Universidade.

Concluiu o seu doutoramento na área das Telecomunicações em 2018 num programa conjunto entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto.

A nível político fez parte das listas candidatas à autarquia de Aveiro em 2017 e 2021, bem como à Assembleia da República em 2019 e 2022 pelo círculo eleitoral de Aveiro, tendo sido cabeça de lista pelo círculo eleitoral da Guarda em 2024 e 2025, sempre em representação do PAN.

É atualmente membro da Comissão Política Distrital do partido em Aveiro, participando ocasionalmente em regime de substituição nas sessões da Assembleia Municipal de Aveiro.

É uma das vozes que defende “uma visão diferente para o município”, apresentando-se a estas eleições com “soluções distintivas, coerentes e alinhadas com os princípios fundamentais das causas que defende”.

As propostas para o concelho de Aveiro assentam em 5 eixos fundamentais: Habitação, Mobilidade e Transportes, Infraestrutura Verde e Gestão Florestal, Proteção Animal, e Transição Energética.

Destaca a aposta na disponibilização de habitação pública a custos controlados e promoção de cooperativas de habitação através de incentivos fiscais e outro tipo de apoios, reforço da área verde e a criação do Parque Natural Local da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar.

Na saúde animal mantém como prioridade a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais.