A Câmara de Ílhavo apreciou o Plano Estratégico da Maior Idade 2015/2017 na reunião de ontem e vai revelar os contornos do documento já amanhã na Semana da Maioridade. Trata-se do documento que vai orientar os programas dirigidos à terceira idade. Este Plano inclui o Diagnóstico e foi elaborado por uma equipa composta por técnicos de Entidades da Rede Social do Município de Ílhavo.
O crescimento da população sénior está a alterar o peso que os mais velhos têm na sociedade civil e o Plano procura enquadrar “políticas de incentivo a um envelhecimento ativo e produtivo”. Também definido como “Plano Gerontológico”, a intervenção pretende tornar a população idosa numa prioridade de intervenção; melhorar a qualidade de vida, o bem estar e o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis na população idosa; promover condições favoráveis ao envelhecimento ativo, ao longo da vida; fomentar as parcerias e o aproveitamento de recursos existentes; recuperar e conservar o património cultural e a memória coletiva; envolver os parceiros nas estratégias de intervenção dirigidas às pessoas idosas; promover a intergeracionalidade enquanto dinâmica de desenvolvimento social e humano; reduzir o isolamento social e promover as relações interpessoais, autonomia e independência na população sénior.
A apresentação pública do Plano Estratégico da Maior Idade 2015/2017 vai ter lugar esta sexta, às 11h00, no Centro Cultural de Ílhavo, aquando da inauguração da Mostra “Viver Solidário” no âmbito da Semana da Maioridade.