Aradas condecora Ricardo Costa com a medalha de ouro da freguesia.

A freguesia de Aradas conclui, este domingo, as comemorações do centésimo octogésimo oitavo aniversário da Freguesia com a realização da sessão solene comemorativa na Casa de Música.

O Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro recebe o evento este domingo a partir das 17h.

Depois de um início de mês com as atividades do Outubro Rosa, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e da inauguração da Exposição "Memórias Passadas e Desenhos do Presente" por Goulão no Arquivo Distrital de Aveiro, destaque para a atribuição de uma moto bomba à corporação dos Bombeiros Velhos e para a Missa em sufrágio dos Autarcas falecidos (Igreja do Bonsucesso).

Esta sexta destaca-se a reunião pública do Executivo Junta de Freguesia de Aradas às 17h.

Segue-se no sábado, dia 9 de novembro, uma manhã dedicada à recolha de sangue pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (Junta de Freguesia de Aradas) e a realização da sessão solene no domingo.

O dia vai começar, às 9h com a 2.º Edição da prova de atletismo “Trilhos de São Pedro”, Prova do calendário da Federação de Atletismo de Aveiro, que decorrerá num circuito misto no lugar de Verdemilho da Freguesia de Aradas, contando com mais de 100 atletas inscritos.

A sessão solene arranca às 17hOO e vai condecorar figuras e instituições da freguesia.

A Medalha de Mérito será atribuída aos fundadores da Escola de Música da Quinta do Picado (António da Rocha Gomes, José Ferreira Balseiro e Manuel Rodrigues de Paiva Júnior), a Danilo Jorge de Almeida (Dirigente dos Bombeiros Velhos) e à Cáritas Paroquial de Aradas e a Medalha de Honra será entregue ao chefe de cozinha Ricardo Costa (Estrela Michelin).

Catarina Barreto, autarca de freguesa, diz que Aradas vive “tempos de esplendor” e que “demonstrou ter capacidade para se assumir na Cidade, como umas principais Freguesias, ocupando de forma destacada o pódio das Freguesias que mais cresceu no concelho, apenas ultrapassada pela UFGVC, sendo atualmente a Freguesia que mais investimento privado e público consegue captar”.

A autarca diz que a um ano do final de mandato pode garantir ter cumprido as promessas eleitorais.

“A cerca de um ano do término do mandato, podemos afirmar que cumprimos o programa eleitoral que sufragamos ao eleitorado, em 2021, constituindo a recente inauguração da Casa de Música, o reabilitado antigo Centro Cívico, uma clara demonstração de compromisso”.