Debate em sede de reunião de Câmara em Aveiro sobre o Plano de Pormenor do Cais do Paraíso.
Reunião extraordinária que analisou as sugestões e criticas apresentadas ao documento.
Na reunião de Câmara reaizada ontem à tarde, foi aprovado o projecto. O PS votou contra.
Ribau Esteves negou que haja uma impacto negativo na paisagem naquela zona da cidade e a maioria PSD-CDS/PP garantiu a aprovação do Plano de Pormenor (PP) do Cais do Paraíso, apesar dos votos contra dos três vereadores socialistas.
O documento seguirá para debate e votação na Assembleia Municipal e, caso seja aprovado, permitirá a edificação de um hotel com 12 andares.
Nesta reunião estiveram alguns candidatos à liderança da autarquia, nas Autárquicas de Outubro, para tentar travar o PP que vai abrir caminho à construção de uma nova unidade hoteleira na principal porta de entrada na cidade.
Encontro para deliberar e aprovar o Plano de Pormenor do Cais do Paraíso e a alteração ao Regulamento Urbanístico do Município de Aveiro.
A área territorial de intervenção do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso, corresponde a uma superfície total de cerca de 2,71 hectares, entre a Rua do Alavário, Canal do Paraíso, Esteiro do Matadouro, Rua Condessa Mumadona Dias e Rotunda das Pirâmides.
Criar zona de transição entre as marinhas e perímetro urbano central é a aposta do Município.
A autarquia defende o enquadramento jurídico-legal da iniciativa deixando claro que é uma ferramenta que visa maior eficiência no planeamento.
Volumetria e cércea do futuro hotel são apontados como questão polémica a que se junta, também, a queixa de uma família proprietária de terrenos naquela área que promete contestar a operação em tribunal.
Ribau Esteves, interpelado, neste contexto, sugeriu que os candidatos à presidencia da Câmara debatam esta e outras questões em diferentes fóruns e não em Reunião de Câmara, até poque, diz, não é candidato. (com áudio)
(em actualização)