A apresentação pública e batismo do novo Ferryboat Elétrico de Aveiro está agendada para 26 de outubro no Seixal.
Essa cerimónia foi marcada para as 11h00, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, no dia em que o “Salicórnia” vai oficialmente para a água.
A embarcação, que integrará a operação AveiroBus e que resulta de um investimento global de 7.3 milhões de euros fará a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, substituindo a atual embarcação.
O novo Ferryboat terá zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 30% e 90% respetivamente do que o atual ferryboat.
A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, o que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa.
É também um dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos, onde esta tipologia de transporte já é utilizada, constituindo-se, segundo a autarquia, “como um elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do Município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro”.
Após a cerimónia, o Ferryboat inicia viagem para Aveiro, com chegada prevista à Barra de Aveiro para a manhã de domingo, 29 de outubro (sujeita às condições marítimas e climatéricas).
A embarcação ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.
O projeto do Ferryboat Elétrico é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros, para um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros.