O novo mercado de Vilarinho do Bairro abriu portas e cerca de 500 pessoas quiseram assistir ao vivo à entrada em funcionamento deste equipamento.
Obra que teve um custo de cerca de um milhão e meio de euros, suportados na íntegra pelo orçamento do Município de Anadia.
O espaço conta ainda com duas zonas cobertas, uma para venda de produtos hortícolas e frutas, e outra para churrasqueiras, devidamente equipadas, e uma área com 280 lugares sentados. Existem ainda 14 lojas e um parque de estacionamento com cerca de 300 lugares, nove dos quais para pessoas com mobilidade reduzida.
O novo espaço, a maior superfície comercial do concelho ao ar livre, está dotado de todas as condições de higiene e segurança para feirantes e utentes, colmatando assim as deficiências do antigo recinto do mercado que se encontrava “disfuncional e obsoleto”.
A nova estrutura garante espaço para mercado, feiras e a realização de outros eventos ao ar livre,
Para o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, a abertura das novas instalações do Mercado é uma data que “ficará marcada para sempre na história desta Freguesia”.
“Uma obra de referência nacional, um espaço polivalente que está preparado para poder ser usado como mercado, feira ou outros eventos ao ar livre”, acrescentou.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a importância da obra, dizendo que “traz novas funcionalidades, mais inovação e maior comodidade, aos feirantes e seus utilizadores”.
A autarca desejou que haja “uma boa utilização e aproveitamento das novas instalações”, considerando ainda que “é nosso objetivo que, a partir de hoje, haja uma maior consciência ambiental na sua utilização”, esperando que “todos juntos possamos fazer mais e melhor pelo ambiente e para uma melhor manutenção deste espaço, por forma a que o tenhamos o mais digno possível e preservado”.