A Casa do Diretor, em Anadia, é o espaço onde o Município e a Comissão Vitivinícola da Bairrada têm a pretensão de instalar o Centro de Investigação Nacional do Espumante, projeto há muito reivindicado pela região.
O Município tentou sensibilizar o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, para a necessidade de recuperar este património.
O Governante mostrou abertura e disponibilidade para avançar com a sua reabilitação, desde que fique legitimado para o fazer e que a autarquia e o Ministério da Agricultura encontrem uma solução para a comparticipação do investimento a realizar.
Relativamente ao Centro de Investigação Nacional do Espumante, foi referida a importância da sua instalação neste imóvel e a mais valia que pode trazer para o setor, tanto em termos locais como nacionais.
De sublinhar que a região da Bairrada produz mais de 50 por cento do espumante nacional e associada à Região da Távora-Varosa, as duas regiões representam mais de 75 por cento da produção de espumante em Portugal.
O membro do Governo reforçou o reconhecimento do Ministério da Agricultura para a criação do Centro de Investigação Nacional do Espumante, em Anadia, realçando que o Ministério da Agricultura quer ser um parceiro ativo na concretização deste projeto, para servir a região e o país, potenciando assim o seu desenvolvimento estratégico
Declarações no final da semana passada na visita às regiões produtoras de espumante.
Na Estação Vitivinícola da Bairrada o governante visitou as várias instalações, designadamente o Laboratório de Química Enológica, a Adega e as antigas casas do Adegueiro e do Diretor, tendo os responsáveis locais alertado para o estado de degradação em que se encontram estes imóveis e para a necessidade urgente da sua recuperação.