A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, inaugurou hoje o Centro Municipal de Proteção Civil em Albergaria-a-Velha, um equipamento que envolveu um investimento superior a 350 mil euros.
Na cerimónia de inauguração, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, salientou a importante missão do novo equipamento que, além de ser o centro de operações para as atividades de proteção civil, será um espaço de formação.
Indicou ainda que, sempre que necessário, será convertido em área de apoio e concentração da população ou realojamento temporário de famílias atingidas por incêndios, com capacidade para albergar até 30 pessoas.
Aproveitando a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, António Loureiro partilhou a aspiração do Município na criação de uma Base Logística de Apoio - BAL, para o qual a Câmara Municipal já adquiriu um terreno e elaborou o projeto.
Patrícia Gaspar concordou que esta infraestrutura é necessária para dar um passo em frente na criação de um país mais resiliente e garantiu que o Governo estará atento ao próximo quadro europeu de apoio a fim de obter verbas para projetos estratégicos.
“Albergaria-a-Velha é um sítio mítico para quem trabalha na proteção civil”, referiu a Secretária de Estado, que defende um trabalho de parceria entre a autoridade nacional e os centros locais, em especial na área da prevenção e na gestão do território.
António Loureiro destacou também a unanimidade com que foi recebida a proposta de dar o nome Eng.º Fausto Vidal ao Centro Municipal de Proteção Civil, uma homenagem ao antigo Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, “um cidadão único na dedicação à causa humanitária e no trabalho conjunto com o Município em benefício da população”.
Na cerimónia, estiveram presentes a viúva Maria Madalena Vidal e os filhos José Vidal e Maria Manuel Vidal.
A filha, ao tomar a palavra, salientou “os valores que norteavam a ação do pai e afirmou que um centro com o seu nome é um orgulho, mas também uma responsabilidade, para o seu legado não ficar esquecido”.
O novo Centro Municipal de Proteção Civil ocupa uma área de 225 m2, num terreno com 14 360 m2.