Depois da Pateira (na imagem), a Ministra do Ambiente está de regresso à região de Aveiro para conhecer o futuro museu de recursos hídricos e as obras de valorização do rio Antuã.
Maria da Graça Carvalho tem presença confirmada, esta segunda-feira, às 11h, na obra de reabilitação e valorização do Rio Antuã e Esteiro de Salreu.
Na sequência da execução da empreitada de obra pública de limpeza do Rio Antuã e de reparação de rombos e caminhos no Rio Antuã e no Esteiro de Salreu, a Câmara Municipal de Estarreja recebe a governante que, para além de assistir à assinatura do protocolo com a APA, visitará em obras em curso.
De recordar que as cheias e inundações, de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, foram consideradas em Resolução do Conselho de Ministros como ocorrência natural excecional, e o Governo aprovou medidas de apoio em consequência dos danos causados.
Ao abrigo do protocolo a celebrar, a APA atribuirá um financiamento até ao montante de 350 mil euros para a concretização das obras.
Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, nota que foram “inúmeros os estragos e problemas associados a este fenómeno”, e que é “urgente executar um conjunto de medidas e ações para reparar estes estragos no Esteiro de Salreu e no Rio Antuã.”
Em junho passado, o Município de Estarreja adjudicou, pelo valor total de 349 230,3€ (+ IVA), a execução da empreitada de obra pública para a requalificação de vários troços do Rio Antuã e do Esteiro, e para a limpeza do leito e das margens do Rio Antuã.
Prevê-se o reperfilamento das margens do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu e reparação dos caminhos, consequentes dos rombos do Baixo Vouga Lagunar (Esteiro de Salreu e percurso do BioRia em Salreu), de modo a proteger os terrenos agrícolas confinantes e infraestruturas.
A Ministra segue depois para Albergaria onde vai conhecer o futuro Museu e Arquivo Histórico dos Recursos Hídricos.
O acolhimento acontece, às 12h15, no Cineteatro Alba com visita à exposição "Recursos Hídricos: História, Sociedade e Saber", seguindo-se a receção aos participantes na Antiga Fábrica de Papel de Valmaior.
Ali, às 12h45, acontece a apresentação do futuro Museu e Arquivo Histórico dos Recursos Hídricos.