Águeda vai dispor de sistema de trotinetas elétricas de uso partilhado.
Aposta assumida pela autarquia que, em reunião de Executivo, aprovou o protocolo com um operador de sistemas de mobilidade suave.
Iniciativa integra estratégia municipal na área da mobilidade suave e na promoção de políticas de sustentabilidade.
Vão ser disponibilizados um total de 200 trotinetas elétricas, que vão poder circular no perímetro urbano da cidade e zonas adjacentes, desde Recardães a Catraia de Assequins e Trofa, bem como zonas industriais (Barrô, Casarão, Macinhata do Vouga), cumprindo os limites e regras estabelecidos pelo Código da Estrada.
“Desenvolvemos, desde os últimos anos, uma aposta forte e estratégica na mobilidade suave e na implementação de medidas de sustentabilidade e esta iniciativa alinha-se neste posicionamento de proporcionar aos cidadãos formas alternativas de circular na cidade, mais amigas do ambiente e que, simultaneamente, promovem o bem-estar e incentivam a um estilo de vida ativo e saudável”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Sublinhando que “a mudança começa com pequenos gestos”, defendeu que esta medida contribui para a transformação do espaço urbano e junta-se a um vasto conjunto de iniciativas e investimentos municipais “verdadeiramente transformadores” e que permitem “criar cidades mais verdes, agradáveis e inclusivas”.
A instalação desta rede de trotinetas elétricas de uso partilhado junta-se às beÁgueda (bicicletas elétricas de uso partilhado), num projeto que tem sido ampliado na cidade, com mais bicicletas disponibilizadas e mais parques, e em várias freguesias do concelho.